-
Arquitetos: Grafton Architects
- Área: 9400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ed Reeve, Dennis Gilbert / VIEW
-
Fabricantes: Effisus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um edifício de ensino de 50 milhões de libras para a Kingston University, em Londres. Grafton Architects, baseadas em Dublin, foram selecionadas para o projeto a partir de um concurso restrito de cinco participantes, iniciado pela Kingston University em conjunto com a RIBA em 2013.
Projetado para atuar como a porta da frente da universidade e uma porta de entrada para Kingston on the Thames, o edifício chamado de Town House faz parte de uma nova visão para Kingston, incentivando o aprendizado informal e construindo laços mais fortes com o centro da cidade ao conectar sua vibrante população estudantil à comunidade local.
Projetado como um centro de ensino inovador para a Universidade, o espírito aberto do edifício é refletido internamente, com mais de 50% das acomodações de 9.400 m² projetadas para serem de planta livre. Uma matriz de espaços interligados e os usos se sobrepõem e se entrelaçam física e visualmente, permitindo que estudantes, visitantes e funcionários encontrem cantos isolados para estudo criativo e trabalho em grupo colaborativo, enquanto permanecem parte de um todo interconectado. Os usuários da Town House sempre podem ver o que está acontecendo em todo o edifício, incentivando a colaboração e ajudando a facilitar o aprendizado como um processo social.
Construído pelo premiado empreiteiro Willmott Dixon, o novo edifício substitui um prédio pré-fabricado que acomodava espaço para estudantes, reuniões e escritórios. Town House significa um marco importante na revitalização do patrimônio da Kingston University e amplia o lugar da Universidade no coração do Royal Borough of Kingston. Com a sustentabilidade e o acesso da comunidade como princípios fundamentais da Universidade, o design da Grafton Architects reconfigura radicalmente a experiência de aprendizado dos alunos, criando espaços que são liberadores e abertos, permitindo que o aprendizado, a pesquisa e o desempenho informais ocorram organicamente sob o mesmo teto. Projetado com a comunidade local, além de funcionários, estudantes e ex-alunos, a Town House oferece uma nova presença cívica dinâmica e muito necessária para a comunidade, oferecendo uma visão de classe mundial para o futuro dos edifícios universitários da Grã-Bretanha.
Concebida como um centro cultural e educacional para estudantes, funcionários, ex-alunos e a comunidade local, a Town House abriga a principal biblioteca da universidade e os arquivos ao lado de um pátio coberto, estúdios de dança, estúdio e espaço de aprendizado adaptável, além de dois cafés. A Town House também foi projetada com as necessidades da comunidade em mente.
Refletindo os claustros externos vistos na arquitetura do norte da Europa, a colunata é uma parte essencial do esquema, oferecendo espaços cômodos, sem barreiras, que visam atrair estudantes, funcionários, visitantes e a comunidade para a vida do edifício. Nos andares superiores, três terraços ajardinados em cascata promovem o movimento externo por todo o edifício, conectando sem esforço o projeto do nível do solo ao telhado. Construída a partir de pedra reconstituída, a face externa da colunata ecoa a fachada de pedra de Portland, do prédio do Surrey County Council em frente.
O pátio interno de três níveis, o café, o hall de entrada e os espaços para apresentações e montagens estão localizados no térreo, com o objetivo de receber os visitantes. Uma grande escada aberta atravessa o edifício formando uma conexão entre volumes e usos. Enquanto isso, as áreas de estudo privadas permitem que o aprendizado ocorra sem interrupção.